ALGUNS DOS TEXTOS QUE TRABALHEI EM 2008 COM MINHA 1ªSÉRIE

domingo, 28 de junho de 2009

PRISCILLA AMA EVA

Visitem meu novo blog com artesanato em EVA. Bjs!

http://priscillaamaeva.blogspot.com/

CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES DA BRUXA




Esta foi a lista coletiva que minha sala de alfabetização fez, lemos e depois eles escreveram no caderno, desenharam algumas palavras, os alfabéticos escreveram sobre algumas palavras da lista. Com o alfabeto móvel, fiz um jogo utilizando estas palavras, cada fileira marcava um ponto quando acertava as palavras, o detalhe foi que considerei cada hipótese da escrita de cada aluno, assim, todos tinham a mesma chance, eles adoraram!




Neste texto, eles completaram os nomes dos desenhos, fizeram a atividade de escrita no caderno, e leram individualmente.







Nesta atividade, antes de começar a leitura pedi para eles circularem os nomes dos desenhos, depois lemos, fizeram a escrita no caderno .




A BRUXINHA




A BRUXINHA PÔS UM XALE


DE TRANCINHA COMO UM X


E VOANDO NA VASSOURA


ELA VAI TODA FELIZ!


HARARA!!! HARARA!!!


Este textinho eu escrevi na lousa, depois de saberem de cor, os alunos não alfabéticos iam a lousa para encontrar as palavras: XALE, VASSOURA, TODA, NA. Escreveram no caderno e desenharam a bruxa e deram um nome para ela.





Depois de uma semana trabalhando sobre a bruxa, lendo um livro sobre Manual de bruxaria, fiz uma sondagem com estas palavras, adorei o resultado, eles foram muito bem.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

PARLENDA DA BRUXA


Desculpem pela demora amiguinhas !

Depois das atividades de festa junina, estou trabalhando sobre o tema das Bruxas, sei que não é época agora, mas surgiu depois que fiz as sondagem com a parlenda da bruxa, com meus alunos alfabéticos, eles adoraram, então comecei a trabalhar este tema.


Já desenvolvi várias atividades , mas postarei logo a seguir, porque meu caderno está com a coordenadora para ser vistado.


Neste texto fiz a sondagem com os alfabéticos, escreveram de memória e com os não alfabéticos, localizaram no texto as palavras :CASTELO, BRUXA, FACA ,PÃO, fizeram a escrita no caderno e no livro , coletivamente inventaram um novo final para a parlenda, que foi a mais votada pela sala. A parlenda ficou assim:


ERA UMA BRUXA


À MEIA NOITE


EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO


COM UMA FACA NA MÃO



CORTANDO BATATA NO CHÃO


Desenharam no caderno o castelo, faca, bruxa, pão, colocando os nomes nos desenhos e os alfabéticos escreveram sobre as palavras.


NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR! BJS

quinta-feira, 11 de junho de 2009

FESTA JUNINA IV




Eu e meu aluno que foi sorteado com a caixinha de doces de festa junina











Estas atividades recebi do grupo do google que faço parte, já imprimi e sexta apliquei nos meus aluninhos, eles adoraram.

terça-feira, 9 de junho de 2009

FESTA JUNINA III MAIS ATIVIDADES!

Nesta atividade, cantamos a música, depois circularam : MELÃO, CRAVO, NÃO, MANJERICÃO, os alunos não alfabéticos, circularam na lousa, depois copiaram no caderno, montamos a música fatiada em palavras e colamos no cartaz, ainda falta a ilustração, que faremos hoje.








































Nesta atividade , os alunos falaram os nomes dos doces, depois escrevi os 4 nomes em fatias de papel, mostrei para eles ( fora da ordem dos doces)copiarem o nome no doce correto, para os alunos com mais dificuldade, foram na lousa escrever os nomes dos doces e fui fazendo a intervenção, perguntando com qual letra começa, termina, o som, etc.

Depois da atividade de leitura e escrita, na matemática os alunos foram falando qual destes 4 doces eles mais gostavam, fui marcando ao lado dos nomes dos doces, na lousa e os alunos no caderno:


PREFERÊNCIAS DE DOCES DO 2º ANO C

PÉ DE MOLEQUE I I = 2

PUDIM I = 1

ARROZ DOCE IIIIIIIIIIIIII= 14

GIBI IIIIIIIIII= 10
Escrevi também umas perguntas na lousa:
1) QUAL FOI O DOCE MAIS VOTADO?
R:
2) QUAL FOI O DOCE MENOS VOTADO?
R:
3) SE EU AJUNTAR OS VOTOS DO PUDIM COM O GIBI, COM QUANTO EU FICO?
R:
4) SE EU TIRAR UM VOTO DO ARROZ DOCE, COM QUANTO EU FICO?
R:
5) QUAL É O NOME DO DOCE QUE VOCÊ VOTOU?
R:
FIZEMOS TAMBÉM O GRÁFICO.
NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR, BJS!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

FESTA JUNINA NA MINHA ESCOLA























Eu sou a primeira, a Gi, gravidinha da Nicole e a linda Paloma!





ALUNOS DOS 2º ANOS E DAS 2ª SÉRIES, AMO TODOS VOCÊS, ESTAVAM LINDOS!







quarta-feira, 3 de junho de 2009

ATIVIDADES DE FESTA JUNINA ll


Nesta atividade do desenho, os alunos não alfabéticos escreveram palavras relacionadas com festa junina com o alfabeto móvel, utilizando a lista (se encontra logo abaixo em outra postagem), os alfabéticos escreveram as palavras utilizando apenas o desenho.

Este textinho foi feito coletivamente pelos meus alunos, eles foram falando, depois escrevi na lousa e no dia seguinte digitei o texto , colaram no caderno , leram e hoje vou pedir para circularem algumas palavras, e depois chamar alguns alunos não alfabéticos para lerem.



Os desenhos vou aproveitar para fazer uma sondagem, e na gravura vamos colocar em ordem, colar , em duplas vão escrever o que acontece em cada pedacinho do texto. Depois posto aqui alguns prontos.



Nesta atividade vou pedir para circularem algumas palavrinhas, depois em duplas vão escrever as palavras que faltam, sem a utilização do texto completo.



Novos selinhos lindos!

Este selinho ganhei do blog lindo e fofo:http://pescarideias.blogspot.com/
Tem muita coisa criativa lá, visitem!


Recebi este selinho da Belzinha, do blog maravilhoso :

http://cantinhodabelzinha.blogspot.com/ vale a pena passar lá, muitas emoções!


Dedico estes selinhos a todos que me visitam!

terça-feira, 2 de junho de 2009

VISITANTE 100 MIL

Minha visitante de número 100 mil, foi a fofa da Elisete, lá de Santa Catarina, ela possui um blog maravilhoso que se chama:
http://artesanatosdaelisete.blogspot.com/

Seu blog é maravilhoso, em breve lhe mandarei um mimo, bjs e agradeço de coração a visita!


BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA



BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA


PULA A FOGUEIRA
PESCARIA
BOCA DO PALHAÇO
JOGO DAS LATAS
JOGO DAS ARGOLAS
PULA – PULA
OVO NA COLHER
DANÇA DA LARANJA
CORRIDA DO SACO